No ano de 2006, durante uma reunião realizada em Caldas Novas (GO), surgiu a ideia da criação de um sindicato representativo da categoria dos empregados em cooperativas de crédito. Naquela época, o cooperativismo de crédito já passava por uma fase de crescimento cada vez mais expressivo.
Entretanto, a despeito de todo esse crescimento, os trabalhadores em cooperativas de crédito ainda careciam de representação sindical, bem como de identidade. Não eram bancários, nem mesmo empregados de financeiras.
Com o objetivo de suprir essa lacuna, foi constituída uma comissão, formada por representantes de diversas cooperativas goianas, com a proposta de levar adiante a criação do sindicato em questão. Outros movimentos sindicais culminaram na criação de sindicatos de empregados em cooperativas de crédito em algumas regiões do País, como nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Rondônia.
Em meados de 2008, constatou-se que a fundação de um sindicato em Goiás também era possível. Percebeu-se que seria um instrumento fundamental para a discussão e defesa das justas reivindicações dos empregados em cooperativas de crédito. Com efeito, a comissão responsável pela criação do sindicato voltou a se reunir, agora formada, ainda, por novos integrantes, e deu prosseguimento aos atos necessários a fundação dessa entidade de representação sindical.
Em 15 de agosto de 2009 foi realizada a primeira assembleia objetivando a fundação do tão sonhado Sindicato dos Empregados e Trabalhadores em Cooperativas de Crédito no Estado de Goiás (Sindicoop).
No entanto, a grande algazarra e tumulto provocados pela inesperada presença de mais de 100 integrantes do Sindicato dos Bancários inviabilizou o evento e a tão esperada assembleia teve que ser cancelada. Entretanto, esse infeliz incidente antidemocrático, não nos desestimulou a continuar lutando pela criação do Sindicoop.
Nesse sentido, em 19 de setembro de 2009, amparados por uma liminar judicial que impediu o Sindicato dos Bancários a promover, novamente, qualquer ato de baderna, foi realizada assembleia da qual resultou a criação do Sindicoop e eleição da diretoria responsável pela condução dessa entidade nos próximos quatro anos.
É importante registrar que o Sindicato dos Bancários tentou, através do ajuizamento de uma ação cautelar, impedir a realização da referida assembleia. Entretanto, o juiz responsável pelo feito considerou impertinentes os argumentos utilizados pelo Sindicato dos Bancários e negou a liminar pleiteada. Além disso, o Sindicato dos Bancários também efetuou uma representação, em face de membros da comissão constituída para fundar o Sindicoop, no Ministério Público do Trabalho, representação essa que ainda não foi apreciada, mas que deverá ser arquivada em breve, vista que é totalmente destituída de fundamento.
Atualmente, estão sendo promovidos os demais atos necessários para o efetivo início das atividades do Sindicoop, como o registro nos seguintes órgãos competentes: Cartórios de Pessoas Jurídicas e Ministério do Trabalho e Emprego.
Em breve, o Sindicoop começará a atuar plenamente, buscando aprimorar as condições de trabalho de todos os empregados em cooperativas de crédito de Goiás.